domingo, 27 de setembro de 2009

SISTEMA DE NOTAÇÃO ALGÉBRICA

Anotação de Partidas - Notação Algébrica.

A Notação Algébrica, considera o Tabuleiro de Xadrez formado por oito FILAS numeradas de 1 a 8 e oito COLUNAS identificadas de a até h. Repare que para o jogador de Negras, o tabuleiro é alfanumerado ao contrário, ou seja, de trás para diante. Isto porque na anotação algébrica, o tabuleiro é visto sempre, do ponto de vista das Brancas.
A princípio, pode parecer mais complicado quando o jogador está com as Negras e é obrigado a contar inversamente, porém, com a prática, terá mais facilidade de compreender a partida e a anotação.
Também do ponto de vista pedagógico é mais importante, por fazer com que a criança que aprende Xadrez, exercite o raciocínio contando tanto para diante, como para trás, favorecendo assim, o desenvolvimento do raciocínio e a construção mais sólida do conhecimento.
Para anotar uma partida, cada jogador anota o seu lance e o do adversário, ficando no final, os dois jogadores com a partida inteiramente anotada. O papel impresso onde se anota a partida, chama-se PLANILHA. A planilha, é a súmula do jogo na competição de Xadrez. Por isto, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), determinou que toda partida de Xadrez, deve ser anotada pelo Sistema Algébrico.
Para anotar o lance:
A - Lance normal:
1º - Anota-se com letra maiúscula, a inicial da Peça que foi movida;
2º - Em seguida, com letra minúscula, a casa para onde a peça moveu. Importante: A casa é identificada escrevendo-se primeiro, com letra minúscula, a Coluna correspondente da casa; a seguir o número correspondente da Fila a que pertence a casa de destino da peça.
B - Lance de Captura:
1º - Anota-se a inicial da Peça que moveu;
2º - Anota-se a seguir, um X que é o sinal de captura de peça;
3º - Anota-se finalmente, a casa da Peça Capturada; Obs.: Não é necessário anotar o nome da peça capturada, basta identificar corretamente, a casa onde estava a peça capturada.
Obs.: Quando a peça movida for Peão, não é necessário escrever a inicial da Peça. Assim, todas as vezes que um lance for anotado sem a inicial maiúscula, já se sabe que foi lance de Peão.
C - Lance de Promoção:
1º - Anota-se normalmente, o movimento do Peão até a última Fila por avanço simples na Coluna, ou por captura de peça na Diagonal. Após o lance anotado, anota-se um sinal de igualdade e a inicial maiúscula da nova peça por promoção.
Ex.: c8=D ou cxd8=T
No primeiro caso, o Peão que estava em c7 avançou para c8 e foi promovido a Dama; no segundo caso, o Peão que estava em c7, capturou uma peça (Cavalo p. ex.) em d8 e foi promovido a Torre.
Em ambos os casos, vale recordar, a promoção é de livre escolha do jogador que promoveu a peça.
D - Lance de captura "en passant"
1º - Anota-se o lance de captura normalmente, como se o Peão adversário tivesse movido apenas uma casa. A seguir, anota-se as iniciais e.p.
Ex. : O jogador de Brancas, avança com o Peão de b2 para a casa b4 ultrapassando a casa b3, atacada pelo Peão Negro colocado em c4. O jogador de Negras, usando o direito de tomar "en passant", captura o Peão em b4 retirando-o do tabuleiro e coloca o seu Peão de c4, em b3. Anota o lance da seguinte maneira: cxb3 e.p.
Note Bem: Somente Peão pode capturar "en passant".
Atenção: Normalmente, anota-se a partida de forma abreviada como explicado acima, pois, a anotação completa torna-se impraticável no decorrer das partidas, onde o fator tempo é de suma importância. Só por curiosidade, vejamos como ficariam os lances descritos acima: c8=D e cxd8=T , seriam anotados de forma completa como segue: c7c8=D e c7xCd8=T.
Outro exemplo: Vejamos como ficaria uma partida anotada nas duas formas descritas (abreviada e completa), nos 4 primeiros lances:

ABREVIADA
Brancas, Negras
1 - e4, e5
2 - Cf3, Cc6
3 - Bb5, Bc5
4 - Bxc6, dxc6

COMPLETA
Brancas, Negras
1 - e2e4, e7e5
2 - Cg1f3, Cb8c6
3 - Bf1b5, Bf8c5
4 - Bb5xCc6, d7xBc6
NOTA: Primeiro, anota-se o nº do lance. Depois do número, anota-se o lance das Brancas. Após a vírgula, anota-se o lance das Negras
Não havendo planilha, ou simplesmente desejando anotar (ou copiar) a partida para futuros estudos, pode-se adotar uma das seguintes formas:
a. Linear: 1-e4,e5; 2-Cf3,Cc6; 3-Bb5,Bc5; 4-Bxc6,dxc6; 5-d3,Cf6;
b. Em Coluna:
1-e4,e5;
2-Cf3,Cc6;
3-Bb5,Bc5;
4-Bxc6,dxc6;
5-d3,Cf6;
Sinais Convencionais:
Existem diversos sinais utilizados durante as partidas ou em anotações de partidas, com o objetivo de apontar determinado aspecto específico do lance ou de uma série de lances.
Vejamos os mais usados:
Captura x
Xeque +
Xeque Mate ++
Lance Bom !
Lance Muito Bom !!
Lance Ruim ?
Lance Muito Ruim ??
Roque Pequeno 0-0
Roque Grande 0-0-0
"en passant" e.p
Empate (Tablas) =
Abandona a partida Abd. (Reconhece a derrota)
Atenção: É muito comum entre principiantes, não querer anotar partidas jogadas por achar que perde a concentração do jogo (geralmente, em torneios entre não federados).
JAMAIS SE PERMITA ESTE ERRO!
A acomodação desta tarefa, impede o jogador de mais tarde, analisar a partida jogada e corrigir os erros cometidos. Depois, se o seu desejo é tornar-se um bom jogador, siga o exemplo dos melhores. ANOTE SUA PARTIDA
Ocorre ainda, que o hábito de anotar os lances, favorece o desenvolvimento da concentração. Por isto, a anotação da partida, deve sempre ser estimulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário